sábado, 24 de julho de 2010

MUDANÇA PARA RIBEIRÃO PRETO - SP






Estou construindo uma casa em Ribeirão Preto - SP, no bairro da City Ribeirão e devo mudar para lá brevemente. Acredito que, no máximo, em três meses (quando me perguntam a data, respondo: um mês depois que o pedreiro terminar a construção). Já foram marcadas várias datas de término da construção que já não me iludo mais em ter uma data definitiva.
A casa foi pensada para ter um ateliê anexo (um espaço muito legal, com muito verde) para eu fazer os meus trabalhos e poder ministrar aulas de cerâmica.
Cerâmica de alta temperatura, em formas de vasos, objetos de decoração, utilitários e vasos para bonsai continuarão sendo meu foco de trabalho. Tenho uma especial atenção para o desenvolvimento de esmaltes próprios. Há algo de fascinante em combinar elementos básicos minerais (na verdade, rochas e argilas) que resultam em esmaltes que, levados ao forno em temperaturas altíssimas - 1260 graus), cobrem a superfície da peça em uma riqueza inimaginável de cores, texturas e efeitos. E, muitas vezes, quando o resultado esperado não é alcançado (sempre é uma surpresa a abertura do forno), ter que retomar a busca do efeito desejado. Recombinar, alterar, substituir, medir, registrar os elementos. Este trabalho me prende, me fascina e, principalmente, me estimula.
Algumas fotos de trabalhos feitos nos últimos tempos.

domingo, 20 de junho de 2010

MINIATURAS





MINIATURAS






HÁ ALGUM TEMPO VENHO PESQUISANDO O USO DE ESMALTES, ARGILAS E DESIGN DE PEÇAS. BUSCANDO UNIR ESTAS TRÊS VERTENTES DO MEU TRABALHO, FIZ UMA SÉRIE DE PEQUENAS PEÇAS EM TAMANHO REDUZIDO (NÃO MAIS DE 15 CM DE ALTURA). ESTA É UMA PEQUENA AMOSTRA DO QUE FIZ.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

VASOS





NOVAS PEÇAS






Estas são alguns dos meus últimos trabalhos. Produzi peças para diferentes usos: decoração, utilitários e vasos para ikebana. Também testei o uso de novas argilas (algumas da PSH - Brasil). E, como sempre, os esmaltes utilizados foram elaborados por mim. Primeira queima (biscoito) a 960 graus e a segunda (esmaltes) a 1260 graus com patamar final de queima de 15 minutos.