sábado, 24 de julho de 2010

MUDANÇA PARA RIBEIRÃO PRETO - SP






Estou construindo uma casa em Ribeirão Preto - SP, no bairro da City Ribeirão e devo mudar para lá brevemente. Acredito que, no máximo, em três meses (quando me perguntam a data, respondo: um mês depois que o pedreiro terminar a construção). Já foram marcadas várias datas de término da construção que já não me iludo mais em ter uma data definitiva.
A casa foi pensada para ter um ateliê anexo (um espaço muito legal, com muito verde) para eu fazer os meus trabalhos e poder ministrar aulas de cerâmica.
Cerâmica de alta temperatura, em formas de vasos, objetos de decoração, utilitários e vasos para bonsai continuarão sendo meu foco de trabalho. Tenho uma especial atenção para o desenvolvimento de esmaltes próprios. Há algo de fascinante em combinar elementos básicos minerais (na verdade, rochas e argilas) que resultam em esmaltes que, levados ao forno em temperaturas altíssimas - 1260 graus), cobrem a superfície da peça em uma riqueza inimaginável de cores, texturas e efeitos. E, muitas vezes, quando o resultado esperado não é alcançado (sempre é uma surpresa a abertura do forno), ter que retomar a busca do efeito desejado. Recombinar, alterar, substituir, medir, registrar os elementos. Este trabalho me prende, me fascina e, principalmente, me estimula.
Algumas fotos de trabalhos feitos nos últimos tempos.